25/04/2009

Os novos imigrantes do Brasil

Agora estamos discutindo sobre a dinâmica populacional mundial e vou trazer uma série de textos tratando do assundo e suas faces.
Esse a seguir traz informações e dados sobre o novo perfil dos imigrantes que escolheram o Brasil, num mundo no qual a principal motivação para migrar de um lugar para outro continua a mesma: melhores condições de vida.
Você pode encontrar essa reportagem, na íntegra, em:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI8932-15223,00-QUEM+SAO+NOSSOS+NOVOS+IMIGRANTES.html


(...) Fluxos migratórios têm aumentado em todo o mundo, com milhões de pessoas se deslocando de onde nasceram para outros países. “O movimento global do capital tem aumentado o tráfego humano no mundo”, diz Wilson Fusco, demógrafo e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.
Dados das Nações Unidas revelam que, entre 2000 e 2005, a imigração no mundo cresceu 1,5%. No mesmo período, no Brasil, ela recuou 1,3%. Agora, o quadro é outro. De acordo com a Polícia Federal, nos últimos quatro anos, a imigração legal avançou 51%. Em 2004, houve 29.770 novos registros de estrangeiros vivendo no país. No ano passado, foram 44.954. Várias razões se somam para que o Brasil atraia imigrantes. Os dois motivos principais são o atual momento da economia brasileira, que cresce de forma consistente, e os acordos diplomáticos recém-criados com outras nações, que tornam mais fácil a vida do imigrante que escolhe o Brasil.
‘‘O perfil mudou, de europeus e japoneses para latinos, coreanos e chineses ’’ WILSON FUSCO, demógrafo da Fundação Joaquim Nabuco

"Hoje, os estrangeiros que entram legalmente no Brasil pertencem a dois grupos principais. O primeiro são os estudantes, que vêm em busca de uma capacitação profissional melhor que a oferecida em seu país de origem. O segundo são os profissionais qualificados, vindos de várias partes do planeta para trabalhar em empresas que oferecem boas colocações em áreas de ponta, como a petroquímica. Quem pertence a esses grupos não pode ser chamado de imigrante clássico, pois não planeja morar definitivamente por aqui.
mais, em breve!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário