05/04/2009

A Geografia e seu Objeto de Estudo

Como sou, entre outras coisas, profª de Geografia, vou aproveitar o espaço para continuar nossa conversa sobre a Geografia e seu Objeto de Estudo ... e que esse papo não se esgote.
"A Geografia tornou-se uma ciência autônoma no século XIX. No pós-guerra, passou por uma crise entre os que a queriam como ciência da sociedade e os que a tomavam como ciência de lugares. Dessa crise, resultou a "Geografia Crítica" que substituiu a Geografia Descritiva e chegou à escola básica na década de 80, propondo o fim do ensino conteudístico, do saber neutro e da paisagem como espetáculo.

"Hoje, a Geografia está redefinida como ciência social. E nunca o espaço do homem foi tão importante para o desenvolvimento da História. Por isso, a Geografia é a ciência do presente, é inspirada na realidade contemporânea. Seu objetivo principal é contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação de lugares realizada pelos homens, pois é, através da organização do espaço, que os homens dão sentido aos arranjos econômicos e aos valores sociais e culturais construídos historicamente. O objeto da Geografia é o espaço geográfico, ou seja, o conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações que procuram revelar as práticas sociais dos diferentes grupos que nele produzem, lutam, sonham, vivem e fazem a vida caminhar".


"O objetivo da Geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza, e como ocorre a apropriação desta por aquela.
Quando se estuda a paisagem local, deve-se estabelecer relações com outras paisagens e lugares distantes no tempo ou no espaço, para que elementos de comparação possam ser utilizados na busca de semelhanças e diferenças, permanências e transformações, explicações para os fenômenos que aí se encontram presentes".
Mais, em breve!

Fonte:
http://www.projetopresente.com.br/revista_1/rev4_geo.pdf
http://www.aomestre.com.br/jpp/jp05/jp04c.htm

2 comentários:

  1. De, passei por aki... gostei da sua idéia de aproveitar os espaços disponíveis... isso garota, faça dele o seu território. Acho que os conteúdos estão bem abordados, mas senti falta de alguma "coisa" sobre os afro-descendentes no BR.

    Beijão, Aliane

    ResponderExcluir
  2. A geografia entre outra coisas, mudaram com o tempo, ela adaptou-se as necessidades hoje vividas pela sociedade atual e como "objeto" para o entendimento da nossa realidade,nos proporciana também um possível(se assim quisermos), desvendamento das máscaras sociais, que complexas, dão forma aos contornos espaciais, hoje existentes.

    ResponderExcluir