Meu Mundo Sustentável


Educação Ambiental

O GRUCON Bahia inicia uma nova temporada de oficinas, desta vez tendo como fim a educação ambiental através da arte de reaproveitar materiais descartados no lixo doméstico.

A perspectiva é contemplar a discussão sobre Racismo ambiental no nosso leque de debates, formações e arte-educação.

Como facilitadoras temos Elisangela Sousa, pedagôga, e Denize Gomes, professora de Geografia.

Vejam algumas fotos dos nossos primeiros encontros.
Eles acontecem às quartas-feiras, no galpão de atividades da Conder, em Massaranduba.


























Horta em Casa


A muito tempo tenho pensado em fazer uma horta orgânica em casa. Produzir minhas próprias hortaliças, ter sempre a mão tudo fresquinho, assim como fazer um laboratório para começar uma oficina de ELABORAÇÃO DE HORTA EM PEQUENOS ESPAÇOS, dentro de um projeto de Educação Ambiental que será promovido no GRUCON (www.gruconbahia.blogspot.com ), entidade da qual faço parte como voluntária.
A mais ou menos 01 mês tomei coragem e comecei, com a ajuda do meu esposo, e dos nossos gatinhos (rsrsrsr), uma pequena horta na qual aproveitamos recipientes como garrafa de plástico, vasos de plantas etc. O objetivo é ampliarmos e diversificarmos nossas hortaliças, assim como multiplicarmos essa maravilhosa experiência.

Acompanhem mais ou menos o processo:

Como achei vasos de plantas deixados pelo inquilino que morou na nossa casa atual, improvisei com sacos plásticos uma forma de diminuir a passagem da água para o chão, com pequanos furos nestes, até comprar os pratos para os vasos.




Intervalo: Estes são nossos gatinhos assim que chegaram em nossa casa. Os adotamos na feira promovida pela  Associação Protetora dos Animais - Bahia. São uns fofos, não?



Fizemos plantio com sementes vendidas no supermercado, a exemplo dessas de cebolina e, mais abaixo a salsa:


Assim como com sementes das próprias hortaliças que consumimos, como o Tomate (comas sementes de um fruto de tomate conseguimos todos estes pezinhos da foto abaixo. Em breve os mudaremos para um espaço maior) e o Maracujá na foto seguinte ( também com as sementes de um fruto, apenas).




Essa aqui é a Melissa (ou Erva-cidreira verdadeira). Consegui alguns galhinhos com uma amiga e resolvi plantá-la por já conhecer seus benefícios medicinais (anciedade, insônia, cólicas etc. Saiba mais em http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-erva-cidreira.html ). Foi super simples: basta conseguir os galhinhos, enterrá-los pelo menos em 40% e esperar que dá!!!!!



Olha só como estão nossas hortaliças e ervas:


Essa aqui é a salsa. Olha como está crescendo!!!!




Intervalo: Depois da chuva ... o sol ... e o arco-iris! Vista parcial da Baía de Todos os Santos, Salvador - Bahia - Brasil.








Para concluir, a horta ... e os ajudantes: