31/05/2009

Terceiro Setor, Terceirização e Setor Terciário

Vamos continuar o debate sobre a diferença entre Terceiro Setor (ONGS ), Terceirização e Setor Terciario.
Sobre o Terceiro Setor:
" O primeiro setor, aquele no qual a origem e a destinação dos recursos são públicas, corresponde às ações do Estado e o segundo setor, corresponde ao capital privado, sendo a aplicação dos recursos revestida em benefício próprio. O terceiro setor constitui-se na esfera de atuação pública não-estatal, formado a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum. Nesta definição, agregam-se, estatísticamente e conceitualmente, um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual incluem-se organizações não governamentais, fundações e intitutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras intituicões sem fins lucrativos".
Sobre a Terceirização:
" Contratação de uma pessoa (preferencialmente jurídica) para prestação de serviço, determinado e específico, a outra empresa (tomador de serviços), fora do âmbito das atividades-fim e normais desta.
"Principais características:
"a_ ausência de subordinação técnica e jurídica do terceirizado e de seus empregados em relação ao tomador de serviço;
"b- Ausência de pessoalidade em relação aos empregados do tomador de serviços;
"c- Ausencia de exclusividade na prestação de serviços."
entre outros.
"Atividade fim é a finalidade percípua da empresa, ligada diretamente ao núcleo da atividade empresarial.
E sobre o Setor Terciário:
"A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Setor Primário
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados.
Setor Secundário
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.
Setor Terciário
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo. "
Continue sua pesquisa.
Mais, em breve!
Fonte:

11 comentários: