06/04/2009

População III

Transição Demográfica ou Explosão Demográfica?

A idéia de explosão demográfica analisa o ritmo de crescimento da população mundial como uma “explosão incontrolável e maléfica ao bem-estar dos povos. É como se houvesse uma situação intolerável de excesso de gente, que exigiria medidas drásticas para ser corrigida” (Vesentini, p.268). Assim defendem medidas de controle da natalidade.

Para os que defendem a idéia de Transição Demográfica o mundo viveu um momento de expressivo crescimento populacional e estaríamos vivendo uma fase de estabilização, de progressiva diminuição nas taxas de crescimento, já alcançada pelas nações ricas ou centrais e por algumas emergentes, como Chile, Uruguai, Coréia do Sul. Uma tendência, enfim, apesar de não ocorrer de forma igual em todas as partes do mundo.

Principais fases da Transição Demográfica

1º Redução da Mortalidade
Devido à melhoria nos serviços de saneamento básico e combate a doenças transmissíveis; elevação do nível educacional.
Crescimento Vegetativo Acentuado e declínio na mortalidade.

2º Transição Reprodutiva
1- Retardamento dos casamentos
2- Controle da natalidade
Com isso as taxa de mortalidade atingiria certo equilíbrio, deixando de cair ou caindo de maneira mais branda, e a Taxa de fecundidade passaria a decrescer.

3º Queda da taxa de natalidade
Apontado por alguns estudiosos como resultante do crescimento econômico, devido a interferência na mobilidade e na dinâmica de crescimento populacional (ampliação do comercio mundial; processo de urbanização; modernização da agropecuária e seus efeitos no êxodo rural).

Hoje já são apontadas lacunas nesse modelo considerado tradicional de transição demográfica, questionando um único padrão de análise, como por exemplo:
1- Desconsiderar a influência das migrações;
2- Peculiaridades socioculturais resultando em padrões reprodutivos específicos.

Fonte:
http://www.ipea.gov.br/pub/ppp/ppp12/parte9.pdf

VESENTINI, José W. Sociedade e Espaço: Geografia Geral e do Brasil. 44. ed. São Paulo: Ática, 2005.

Mais, em Breve!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário