Reflexões

Aqui é o cantinho no qual posto meus artigos, resenhas, poemas etc.


Outono de 2011


Estou participando do curso Diálogos em Imagem: Interações Educacionais, na Universidade Federal da Bahia, e como uma das atividades do curso fiz uma resenha crítica sobre o artigo A Velha/ Nova Forma de Leitura do Mundo na Contemporaneidade: A Imagética como Linguagem Educativde Cristine Lima Pires e Maria Cecília de Paula Silva.




Trecho da resenha:


UFBA

FACED – EDC
Curso de Extensão Diálogos em Imagens: Interações Educacionais
Denize Santos Gomes
Resenha crítica do texto: A Velha/ Nova Forma de Leitura do Mundo na Contemporaneidade: A Imagética como Linguagem Educativa de Cristine Lima Pires e Maria Cecília de Paula Silva.

RESENHA
Neste artigo as autoras propõem, a partir dos resultados observados relacionados às ações de pesquisa e extensão na Universidade Federal da Bahia, assim como de experiências na educação formal e ações educativas não-formais junto aos movimentos sociais, a necessidade de ampliação e aprofundamento de estudos, análises e sistematizações sobre o uso da linguagem imagética como possibilidade para a formação e emancipação dos educandos como sujeitos sociais.
No cenário descrito para sustentação de tal proposta as autoras identificam pelo menos quatro pontos que devem ser considerados: o aumento no número de pessoas no Brasil que já se apropriaram de novas tecnologias, fato que por sua vez faz parte de um fenômeno mundial; a substituição pelas crianças e jovens dos jogos, esportes e brincadeiras, que exigiam o movimento do corpo, por atividades relacionadas às novas tecnologias que usam predominantemente a linguagem imagética (televisão, vídeo games, internet etc.); a eficiência da educação não-formal dentro dos movimentos sociais como educação para a emancipação; e a distância entre o que é ensinado na educação formal e a realidade dos educandos e suas experiências.
 A partir da caracterização deste quadro geral propõem então o uso da linguagem imagética, não apenas como forma de comunicar, mas especialmente de educar, no sentido de a educação formal se apropriar destas novas tecnologias já tão difundidas e apreciadas entre os educandos.



Através deste link do Google Docs vocês poderão saber um pouco do que penso sobre a linguagem imagética e suas possibilidades:


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BwIhOM6RZ65uMGY2N2NiMmMtMDRkMS00OWMzLWFjMTQtYTQ0NDA0OWRkMmY1&hl=en

Aguardo comentários e sugestões.